Inspeções
Muitos profissionais da área adotam para as atividades de trabalho em altura e espaço confinado diversos tipos de Sistemas de Proteção Individual e Coletivo, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletivo) tudo para contribuir como medidas de controle para os mais variados riscos presentes nessas atividades. Mas você sabia que, esses sistemas adotados se não tiver uma sistemática de inspeção, oque era para ser uma solução, acaba se tornando um problema?
Podemos citas como exemplo a Norma Regulamentadora NR35.5.6, existem 3 tipos de inspeções:
Aquisição: Inspeções feitas quando os equipamentos e sistemas são adquiridos ou seja estão novos, muitas vezes ainda nas embalagens originais, essas inspeções são importantes para detectarmos defeitos de fabricação, avarias no armazenamento ou no transporte, prazo de validade que embora nunca ter sido utilizado pode estar vencido.
Rotineira: Inspeções realizadas sempre antes de cada utilização, normalmente realizada pelo próprio usuário do equipamento, estas inspeções devem ser uma rotina, se todos os dias o equipamento ou dispositivo é utilizado, todos os dias as inspeções devem ser realizadas.
Periódica: Essas inspeções entram na sistemática de modo que uma outra pessoa possa fazer a inspeção dos equipamentos e dispositivos do usuário, ou seja, se o usuário do equipamento deixou passar alguma irregularidade na inspeção rotineira, essa deve ser pega na inspeção periódica. É importante que a pessoa que irá realizar as inspeções periódicas tenha além do conhecimento no assunto o poder de decisão para retirar os equipamentos ou sistema de uso se necessário.
Se essa sistemática de inspeção não estiver funcionando adequadamente você pode estar com um sério problema na sua empresa, pois além de possíveis punições em auditorias, está colocando em risco a vida de trabalhadores e usuários, pois não há garantias de que os sistemas ou equipamentos em uso esteja em boas condições ou com alguma avaria grave que não irá suportar um esforço maior, comprometendo a vida do trabalhador.
Na RopeSeg você não precisa se preocupar, nos criamos toda essa sistemática de inspeção pra sua empresa, realizamos as inspeções e fornecemos os treinamentos necessários para sua equipe manter a perfeita continuidade desse importante serviço.
Inventários e Análises de Risco
Outro item importantíssimo, para termos um total controle dos riscos que temos na empresa, é primordial a realização de inventários, no primeiro momento para quantificar a sua estrutura, quanto a locais de risco que temos para cada categoria, seja ela em Espaços Confinados ou Trabalho em altura, após isso, devemos considerar:
•O local em que os serviços serão executados e seu entorno;
•O isolamento e a sinalização no entorno da área de trabalho;
•O estabelecimento dos sistemas e pontos de ancoragem;
•As condições meteorológicas adversas;
•A seleção, inspeção, forma de utilização e limitação de uso dos sistemas de proteção coletiva e individual, atendendo às normas técnicas vigentes, às orientações dos fabricantes e aos princípios da redução do impacto e dos fatores de queda;
•O risco de queda de materiais e ferramentas;
•Os trabalhos simultâneos que apresentem riscos específicos;
•O atendimento aos requisitos de segurança e saúde contidos nas demais normas regulamentadoras;
•Os riscos adicionais e as Condições Impeditivas;
•As situações de emergência e o planejamento do resgate e primeiros socorros;
•A necessidade de sistema de comunicação e Forma de Supervisão para cada atividade.
Entre em contato conosco!